dezembro 11, 2009

O TRATADO DE VERSALHES


Em 1919 e 1920, os países vitoriosos reuniram-se com o objectivo de preparar um documento em que se estabeleciam as contrapartidas a exigir da Alemanha por ter desencadeado um tão grave e dispendioso conflito internacional. Este acordo, conhecido como Tratado de Versalhes, foi muito difícil de obter em virtude de existirem diferentes sensibilidades quanto à atitude a adoptar sobre os países vencidos.

Países como os Estados Unidos da América e Grã-Bretanha manifestaram posições mais tolerantes que não obtiveram sucesso perante uma posição muito mais intransigente da França, que havia sofrido a humilhação de uma invasão estrangeira, um saldo humano de centenas de milhar de franceses mortos, bem como uma destruição material impressionante.

A perspectiva francesa acabaria por vencer e, entre muitas cláusulas de grande severidade e mesmo algumas que se revelariam impraticáveis, o tratado decretou:

• O desmembramento do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano.

• A independência da Polónia, Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia, Finlândia, Estónia, Letónia e Lituânia.

• A devolução da Alsácia e da Lorena à França.

• A confiscação de todas as colónias até então pertencentes à Alemanha.

• O pagamento pela Alemanha de 132 milhões de marcos-ouro, anualmente actualizáveis, e entregas regulares de carvão, minérios e produtos agrícolas aos países vencedores.

• A desmilitarização de todo o território alemão: a Alemanha não pode possuir nem aviação nem marinha militar e o seu exército fica proibido de ultrapassar um efectivo máximo de 100 mil homens.

O mapa político europeu de 1919 ficava, após o Tratado de Versalhes, muito diferente do da Europa de 1914.


ALGUMAS NOÇÕES

- Imperialismo colonial — Expressão utilizada para designar o processo de dominação militar, política ou económica de um país sobre outro,
- Mapa cor-de-rosa — Representava o projecto português para a sua presença no continente africano: unir Angola a Moçambique, passar do Atlântico ao Índico, percorrendo sempre território dominado por Portugal.
- Ultimato — Palavra que significa “última ordem”. Representa o episódio em que, no ano de 1890, a Inglaterra exigiu a Portugal que retirasse as suas tropas, sob peno de quebrar-se a antiga a aliança diplomática existente entre os dois reinos.
- Pangermanismo — “Pan” significa tudo; “germanismo” refere-se à Germânia, antigo nome dado ao território alemão. A doutrina pangermanista afirmava a superioridade da tradição cultural e da raça alemãs sobre todas as outras.
- Alsácia e a Lorena — Elsass-Lothringen ou, em francês, Alsace-Lorraine são regiões de grande valor económico, situadas na fronteira entre a França e a Alemanha. Com a guerra franco-prussiana 1870-1871, no seguimento da derrota francesa, foram integradas em território alemão. Seriam devolvidas à França, nos termos do Tratado de Versalhes em 1919.
- Península Balcânica — Região do Sudeste europeu que inclui países como a Grécia, Albânia, Bulgária e parte ocidental da Turquia. A região retira o seu nome das montanhas que atravessam a Bulgária até à Sérvia. O termo “Balcãs” deriva da palavra turca “montanhas”.
- Bolchevique — Palavra que significa “maioria” em russo. Serviu pura designar o Partido Operário Social-Democrata Russo, liderado por Lenine, Outra facção do mesmo partido era conhecida por menchevique (“minoria”).
- Armistício — O fim efectivo de uma guerra; momento em que as forças inimigas estabelecem um acordo para terminar um conflito militar.
- Flandres — Vlaanderen, em holandês, ou Flandres, em francês, é uma região de 13 500 km2 localizada no Norte da Bélgica.
- Sociedade das Nações — Mais conhecida por League of Nations, foi um organismo internacional fundado com intenção de reduzir os armamentos, resolver disputas territoriais entre as nações e impedir futuros confrontos militares como os que se verificaram entre 1914 e 1918. Com sede em Genebra, Suíça, seria dissolvida em 1946 e a sua missão transferida para a Organização das Nações Unidas, entretanto constituída para a substituir.

Sem comentários:

Enviar um comentário