dezembro 11, 2009

A PRIMEIRA GRANDE GUERRA

Em 1914, os europeus dominam quase todas as regiões do Globo. As grandes potências europeias lutam para obter a maior extensão de territórios coloniais. De facto, controlar o comércio colonial é meio caminho para um domínio completo da economia mundial, A Alemanha estava particularmente interessada em substituir-se ao poder colonial britânico e encarava a possibilidade de provocar uma guerra como uma maneira de atingir os seus objectivos.
Um dos maiores focos de agitação social é o intenso nacionalismo que se vive na época, gerador de ódios entre os povos da Europa. A Alemanha vivia então um período de grande orgulho nacional: o pangermanismo - que afirmava a supremacia da raça alemã sobre todas as outras. Otto Von Bismarck é o grande chanceler (Kanzler) alemão: unificaria a Alemanha, que antes de si não passava de uma soma de vários principados autónomos; derrotou a França na guerra franco-prussiana, conquistando-lhe vastos territórios e pretende agora estender o seu império. Porém, as ambições alemãs colidiam com as pretensões inglesas, francesas e russas. Bismarck sabe que só a guerra lhe dará o que pretende. Falta-lhe apenas um pretexto.
Tensões e alianças
Em 1882, Bismarck estabelece uma aliança militar com a Itália e com o lmpério Aus-tro-Húngaro, a Tríplice Aliança. A Itália abandonaria a aliança em 1915 e seria subs-tituída pela Turquia e Bulgária, passando a chamar-se Quádrupla Aliança - Alema-nha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária. Este conjunto de nações ficaria conhecido também pelo nome de potências Centrais.
A França ficava isolada. Para reequilibrar as forças, deu-se a constituição de uma nova aliança militar com a Rússia e a Grã-Bretanha: a triple Entente, em 1907, conhecida doravante pela designação equívoca de Forças Aliadas ou Aliados.
Em 1914 existiam regiões de elevada importância estratégica e militar que eram agressivamente disputadas pela Alemanha e outras nações:
• Alsácia e Lorena (disputadas entre Alemanha e França) — um rico território perdi-do pela França na sequência da guerra franco-prussiana. Os franceses exigiam que a Alemanha devolvesse a Alsácia e a Lorena, territórios que os alemães ocuparam em 1870.
• Marrocos (disputado entre Alemanha e França) — dominando Marrocos, a Alema-nha controlaria todo o tráfego entre o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.
• Península Balcânica (disputada entre Alemanha e Rússia) — dominando a Península Balcânica, a Alemanha impediria o acesso da Rússia ao Mediterrâneo.
O mau ambiente diplomático entre as nações agrava-se com uma intensa corrida às armas por toda a Europa.
O incidente detonador de Sarajevo
No dia 28 de Junho de 1914, o herdeiro do Império Austro-Húngaro sofre um atenta-do durante uma visita a Sarajevo, na Bósnia. Francisco Fernando e a sua esposa são assassinados por um estudante nacionalista sérvio, Gavrilo Princip. Imediata-mente, o Governo austríaco acusa o Governo sérvio de envolvimento no assassínio e declara-lhe guerra. Aliada de sempre da Alemanha, a Áustria dava a Bismarck um motivo de peso para precipitar um conflito militar. Todo este processo desenrola-se então com uma velocidade reveladora do interesse alemão em não evitar a guerra. A situação na Sérvia era atentamente seguida pela Rússia.
De facto, qualquer presença de tropas alemãs na Sérvia demonstraria à Rússia que a invasão da Península Balcânica estaria iminente, fechando assim o seu acesso ao mar Mediterrâneo.
Ao ver que a Alemanha se preparava para avançar sobre a Grécia, a Rússia mobili-za as suas tropas e posiciona-as junto da fronteira com a Áustria e a Alemanha. Imediatamente, a Alemanha exige à Rússia que retire as tropas. A Rússia devolve o pedido. A 1 de Agosto de 1914, a Alemanha declara guerra à Rússia. Em simultâ-neo, a Alemanha exige à França que se mantenha neutral. A França, declarando-se ofendida, afirma recusar receber ordens dos alemães. A 3 de Agosto, a Alemanha declara guerra à França. No dia seguinte, a Alemanha invade a Bélgica sem declaração de guerra. Nesse mesmo dia 4 de Agosto de 1914, a Grã-Bretanha entra no conflito ao lado da França, da Rússia e da Sérvia. Tinha começado a Primeira Grande Guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário