novembro 26, 2009

A REVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES: FORMAÇÃO DOS MERCADOS NACIONAIS E A ACELERAÇÃO DAS TROCAS INTERCONTINENTAIS

A revolução dos transportes iniciou-se, com a aplicação da máquina a vapor à locomotiva e ao barco, o que aconteceu pela primeira vez no século XIX. Nos transportes terrestres, o comboio constituiu a mais revolucionária invenção, tendo sido inicialmente utilizado nas minas e poste-riormente aplicado como meio de transporte de pessoas e mercadorias. A rede europeia de caminhos-de-ferro atingiu, em 1870, cerca de 150 mil quilómetros e os continentes americano e asiático foram atravessados por linhas transcontinentais.
Nos transportes marítimos, só a partir de meados do século XIX a navegação a vapor se impôs definitivamente à navegação à vela, devido à construção de grandes e rápidos veleiros.
O aumento da produção, o crescimento populacional e a revolução dos transportes provocaram a formação dos mercados nacionais.
Paralelamente, foi possível estabelecer contactos de uma forma mais rápida e acessível entre os vários países e continentes, fomentando-se assim as trocas intercontinentais. Era agora possível aos países industrializados fazer chegar os seus produtos a todas as partes do Mundo.

2 comentários: