novembro 26, 2009

AS NOVAS FONTES DE ENERGIA E AS NOVAS INDÚSTRIAS


No último quartel do século XIX desenvolveram-se duas novas fontes de energia, a electricidade e o petróleo, que acabaram por substituir a força do vapor. A aplicação destas duas novas fontes de energia à indústria e aos transportes fez-se através do motor eléctrico e do motor de explosão, possibilitando um aumento da produção e maior rapidez nos transportes, desencadeando assim uma segunda revolução industrial.
Surgiram novas indústrias, como a indústria química e a indústria da electricidade, e desenvolveu-se a indústria metalúrgica. A indústria química tornou possível o fabrico de borracha, fibras sintéticas, explosivos, fertilizantes, perfumes, medicamentos e insecticidas. No domínio da electricidade, são de salientar a invenção e aperfeiçoamento do telégrafo por Morse, do telefone, da telefonia sem fios, da lâmpada, do gerador e do dínamo, que possibilitariam a revolução dos meios de comunicação e a iluminação pública eléctrica. Na indústria metalúrgica, desenvolveu-se a indústria pesada, com a produção do aço, utilizado na Construção civil e na maquinaria. Por outro lado, com a invenção do motor de explosão preparava-se uma segunda revolução dos transportes, com o surgimento dos primeiros automóveis, seguindo-se, alguns anos depois, os primeiros aviões. Com os novos meios de transporte, ganhava importância  um novo combustível, o petróleo.

Como consequência de todas estas inovações, a vida quotidiana alterou-se profundamente, criando novos hábitos e novas necessidades. As máquinas e os aparelhos invadiram a vida das pessoas; o elevador, a bicicleta, o frigorifico, o aspirador, o fogão a gás, a máquina de escrever, a máquina de costura, o gramofone, a máquina fotográfica e o cinematógrafo.

Sem comentários:

Enviar um comentário