novembro 26, 2009

CONTRASTES E ANTAGONISMOS SOCIAIS - REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA E CRESCI-MENTO URBANO

   No século XIX, o crescimento populacional atingiu um ritmo muito acentuado, como conse-quência da crescente industrialização. Para isso contribuíram ainda outros factores:
   - Melhoria das condições de higiene — vestuário de algodão, vulgarização do sabão, instalação de sistemas de saneamento e de distribuição de água;
   - Progressos na medicina — vacinas, raios X, quinino, desinfecção e anestesia;
   - Melhoria na alimentação — maior quantidade e variedade de alimentos, devido ao aumento da produção agrícola e à divulgação de culturas como a da batata e da beterraba.
   Estas mudanças contribuíram para a diminuição da mortalidade e para o aumento da esperan-ça de vida, desencadeando uma verdadeira explosão demográfica.
   A industrialização das cidades e a falta de trabalho nos campos atraiu às cidades grande número de populações camponesas — êxodo rural; estas populações procuravam nas cida-des trabalho seguro e melhores salários.
   Em países como a Inglaterra ou a Alemanha, a população urbana ultrapassou a população rural e Londres, Paris, Nova Iorque ou Chicago atingiram milhões de habitantes.
   Paralelamente ao crescimento urbano, assistiu-se a uma vaga da emigração europeia para outros continentes, especialmente para a América. O excedente de mão-de-obra, as más con-dições de vida, as perseguições religiosas e políticas e as reduções no custo dos transportes causaram uma forte emigração dos países desenvolvidos.


ALGUMAS NOÇÕES:

- Liberalismo económico - Doutrina económica que defende a liberdade de comportamentos económicos individuais, a livre concorrência e a economia de mercado.
- Capitalismo industrial e financeiro - Tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria estão associados ao poder dos bancos e dos sociedades financeiras.
- Sociedade anónima - Sociedade industrial ou comerciai em que os associados limitam a sua responsabilidade ao valor das acções que adquiriram.
- Êxodo rural - Abandono dos campos pelas pessoas que neles trabalham dirigindo-se às cidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário