novembro 25, 2009

O OPERARIADO INDUSTRIAL: PAUPERISMO E AGITAÇO SOCIAL - O MOVIMENTO SINDICAL E AS PROPOSTAS SOCIALISTAS



   A Revolução industrial conduziu ao aparecimento e consolidação do proletariado. O proletário é um trabalhador que só dispõe da sua força de trabalho e da dos seus familiares, que garantia a sua subsistência a troco de um salário. O valor desse salário dependia porém da lei da oferta e da procura — como a oferta de mão-de-obra era cada vez maior, os salários mantinham-se baixos e a ameaça de desemprego era constante. Por isso, os operários sujeitavam-se às mais duras condições de vida e de trabalho.


   Revoltados com estas condições, os operários reagiram de forma desorganizada, destruindo as máquinas, que julgavam ser as causadoras da sua miséria.


   Foi neste estado de pobreza e miséria generalizada que se desenvolveu o movimento operário e o sindicalismo. A partir de 1830, surgiram na Grã-Bretanha os primeiros sindicatos, as Trade Unions, cujo objectivo era defender os interesses comuns dos trabalhadores — melhores salários e melhores condições de vida e de trabalho. Para atingir os seus objectivos, os operários utilizaram a greve como forma de luta.



   A força das greves e das manifestações operárias permitiu aos sindicatos obterem conquistas importantes: regulamentação do horário de trabalho, criação de um sistema de segurança social, direito à greve, descanso semanal e proibição do trabalho aos menores de 12 anos. O movimento sindical foi um poderoso instrumento de limitação das injustiças do liberalismo económico.


   Desde o início do século XIX que muitos intelectuais defendiam uma sociedade mais justa, onde não existisse ‘a exploração do Homem pelo Homem.” Para esses pensadores, a sociedade mais justa e igualitária era a sociedade socialista. As doutrinas socialistas tiveram a sua origem nas ideias de filósofos como Proudhon, Robert Owen e Fourier, para quem as injustiças sociais se resolveriam através da boa vontade e da colaboração dos capitalistas.



   Em meados do século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels criaram uma nova doutrina socialista, em que defendiam que o proletariado unido deveria combater a burguesia a fim de se apoderar do Estado e de construir, primeiro, uma sociedade socialista e, por fim, uma sociedade sem classes, o comunismo. Esta doutrina, o marxismo, apresentava a luta de classes entre opressores e oprimidos como o meio para a tomada do poder pelos operários, através da revolução e da instauração da ditadura do proletariado.


   Ao longo do século XIX, desenvolveram-se outras correntes de pensamento dentro da ideologia socialista, que defendiam que, para chegar ao poder, os operários deveriam organizar-se em partidos políticos, que, por sua vez, se deveriam submeter ao sufrágio popular.

ALGUMAS NOÇÕES:


- Classes médias — Grupo social que se situa entre a alta burguesia e o proletariado.

- Proletariado — Classe social que se formou com a Revolução industrial, compostos pelos trabalhadores assalariados na indústria e na agricultura.

- Sindicalismo — Sistema de organização operária baseado em associações profissionais de defesa dos interesses comuns de classe.

- Marxismo — Doutrina filosófica e política elaborada por Karl Marx e Fredrich Engels, que propunha uma organização económica baseada na propriedade comum dos meios de produção e na abolição das classes socais, através de uma Revolução em que o proletariado derrubaria o poder da burguesia e constituiria a do proletariado.



1 comentário:

  1. Este blog ajudou-me imenso na realização do meu trabalho para a disciplina de história.
    Agradecido

    ResponderEliminar